domingo, 28 de março de 2010

CÓDIGO DE CONDUTA




OBS: Após a sinopse, o texto contem spoilers. Não siga adiante caso não tenha visto o filme e nem queira saber o desenrolar da história mais o final.

Sinopse:
Durante um assalto, Clyde Shelton (Gerard Butler) vê sua mulher e filha serem assassinadas brutalmente. Quando os assassinos são capturados, o jovem procurador Nick Rice (Jamie Foxx) assume o caso, porém é obrigado a soltar um dos envolvidos em troca de informações sobre um de seus cúmplices. Clyde não aceita ver o assassino de sua mulher e filha à solta e tenta impedir que o fato ocorra, mas não consegue evitar que o assassino seja solto. Então decide fazer, ele mesmo, justiça pelos assassinatos das duas. Dez anos depois o assassino que havia sido solto é encontrado morto e Clyde assume a autoria do crime, avisando a Nick que um a um, os assassinos de sua falmilia serão mortos. Clyde é preso, mas de sua cela consegue planejar e executar uma série de assassinatos que ninguém consegue prever. Cabe a Nick evitar essas mortes.

Trailer:


A história:

Bem! Tendo dito toda a sinopse e postado o trailer, seguimos para o desenvolvimento do filme.

Clyde é um engenheiro e TAMBÉM estrategista de guerra à serviço do Governo, quase como um espião – daquele tipo de agente que SOZINHO acaba com uma guerra antes dela começar. Ele simplesmente faz uso de táticas infalíveis para matar ou destruir de modo sutil e impressionante qualquer coisa ou pessoa que se coloque em seu caminho.
Pois bem. Clyde então começa a matar TODOS que estiveram envolvidos na soltura de um dos assassinos de sua esposa e de sua filha, pois considerou o sistema falho e irresponsável, culminando na liberdade do autor do crime que acordou a fera adormecida dentro de Clyde.

Ele se mostra irredutível. Em dado momento, ele ameaça Nick, que foi advogado de Clyde no caso em questão, dizendo que mataria todos caso não o soltassem. Nick e todo o departamento de Justiça começam então uma corrida contra o tempo a fim de descobrir como Clyde comete os assassinatos estando preso na solitária de um presídio de segurança máxima.

Exatamente quando a prefeita da cidade se reúne com chefes de diversos departamentos para discutir o assunto em caráter de urgência (pois Clyde está assombrando a cidade colocando-a de pernas para o ar), Nick e seu amigo policial descobre que Clyde tem um terreno em seu nome ao lado do presídio e que é através dele que ele sai da prisão (pela solitária) para executar os assassinatos. E mais: Ainda descobrem que, além de Clyde não estar na solitária no ato, o próximo alvo dele é toda a cúpula de chefes da cidades reunida na prefeitura. Nick e seu amigo então correm pra lá e descobrem que Clyde deixou uma bomba na sala debaixo da sala onde os chefes estão se reunindo com a Prefeita. O desarmador de bombas não consegue desarmar a bomba que será ativada pelo celular que, logicamente, está com Clyde.
Então Nick, mostrando saber como lidar com isso, retorna à cela de Clyde na solitária tentando, numa última conversa, convencer Clyde a não explodir a bomba, pois ele teria que conviver com este feito pelo resto de sua vida. Clyde, com o mesmo fervor de sua ira pelo ocorrido que o tornou daquele jeito, aciona a bomba assim mesmo. Porém a surpresa: Nick sai da cela e a tranca com Clyde dentro dizendo que ele teria que conviver com essa atitude dele pelo resto de sua vida, que tinha exatamente 30 segundos só, pois Nick colocara a bomba embaixo da cama de Clyde trancada com algemas, e o policial então trancou a saída da cela que dá acesso ao túnel.

Ou seja, a bomba explode matando a própria pessoa que a acionou.

O que eu aprendo com esse filme?

Não adianta fazermos justiça com nossas próprias mãos. No final, nossos feitos se voltarão contra nós. Por mais fortes e poderosos que podemos nos achar, nós sucumbiremos em face de nossos atos auto-justiça. Veja que Clyde não trouxe sua esposa e sua filha de volta e nem o sistema falho deixou de ser falho. Nossa força, nossa motivação deve estar em Jesus, que sempre nos surpreende com Sua verdadeira Justiça. O Amor, o perdão, a conciliação, a Justiça, enfim, todos esses elementos acontecem se de fato não só aprendermos mas principalmente praticar os ensinamentos que Jesus nos presenteou em Sua primeira vinda.

Por outro lado, se alguém nos persegue com sede de sangue ou vingança equivocada, como Clyde por exemplo, devemos lembrar do que é dito na Palavra de Deus: “Sujeitem-se a Deus e resistam o diabo e ele fugirá de vocês!” O nosso inimigo tropeçará nas próprias armadilhas que ele arma contra nós. Não sou eu que digo isso originariamente, mas sim o próprio Deus que cuida de nós nos assegura pela Sua Palavra. Nossos inimigos podem vir por um caminho, mas por sete fugirão. DESDE QUE busquemos ser filhos de Deus. E isso acontece quando reconhecemos Jesus como nosso Senhor e Salvador.

Espero que esse texto possa abençoar e acrescentar algo de bom em suas vidas.

Deus abençoe a todos nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário