sexta-feira, 26 de março de 2010

Ministério Público Federal encosta a Globo/BBB na parede por causa da declaração de Dourado sobre a Aids

"Após uma conversa sobre Aids entre os participantes da décima edição do 'Big Brother Brasil', veiculada no começo de fevereiro pela TV Globo, o Ministério Público Federal (MPF) entrou com uma ação para que a emissora explique como se contrai a doença.

A conversa ocorreu em 2 de fevereiro, mas só foi ao ar sete dias depois, na edição dos melhores momentos do programa. Segundo o MPF, o participante Marcelo Dourado disse, em conversa com outros participantes, que "hétero não pega Aids" e que obteve a informação com médicos. Afirmou também: 'Um homem transmite (o vírus HIV) para outro homem, mas uma mulher não passa para o homem.'
Para o autor da ação, o Procurador Regional dos Direitos do Cidadão em São Paulo, Jefferson Aparecido Dias, ao optar pela exibição desta fala do participante, a emissora acabou "prestando um desserviço para a prevenção da Aids no Brasil".
A ação cautelar preparatória de ação civil pública, com pedido de liminar, foi ajuizada hoje a fim de que a Rede Globo exiba, enquanto ainda estiver no ar o BBB 10 - que termina daqui a seis dias -, um esclarecimento à população sobre as formas de contágio do vírus HIV, conforme definidas pelo Ministério da Saúde.
Defesa
O apresentador Pedro Bial se limitou a dizer logo após a exibição do trecho que 'as opiniões e batatadas emitidas pelos participantes deste programa são de responsabilidade exclusiva dos participantes deste programa. Para ter acesso a informações corretas sobre como é transmitido o vírus HIV, acesse o site do Ministério da Saúde'.
Dias questionou a Globo sobre o episódio. A emissora respondeu que o BBB não conta com um roteiro, sendo espontâneas as manifestações de seus participantes e que, 'qualquer manifestação preconceituosa ou equivocada, não reflete o posicionamento da TV Globo sobre o tema'. Na resposta, a emissora disse ainda que 'o esclarecimento feito pelo apresentador do programa foi a providência tomada pela TV Globo, por liberalidade'.
Na ação, o MPF afirma que a urgência para a concessão da liminar 'é cristalina' e que a ação preenche os requisitos, inclusive, para que seja concedida a medida judicial sem que a emissora seja ouvida, uma vez que o BBB 10 deve terminar no dia 30 de março e que, se não for concedida a liminar, 'o público alvo do programa continuará desinformado'."

Minha pobre opinião: Boca fechada não entra mosquito. Se for pra falar besteira, não fale! Desse jeito, o sr. Dourado está se mostrando um verdadeiro homofóbico. Eu sou contra a homossexualidade (Deus fez macho e fêmea! Fez Adão e Eva! Não fez Adão e Ivo!), e não contra os homossexuais - eles precisam de ajuda, e não de ataques.


Quanto à resposta do sr. Pedro Bial, devo acrescentar que ele bem poderia pegar umas doutrinas de Direito Civil, Penal e por aí vai, pois não entende nada de responsabilidade no âmbito jurídico. O Ministério Público, em sua afirmação, está certíssimo, e a Globo deve prestar contas por isso sim.

Eu hein! O cara está dentro de um programa, e a própria emissora TORNA PÚBLICA tal declaração e depois querem sair da reta?

Vá se explicar, meu chapa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário